top of page
Buscar

Aperam vira carbono neutro 30 anos antes da meta

Unidade brasileira do Grupo Aperam, com sede em Timóteo (MG), alcançou balanço neutro entre emissões e remoções de gases do efeito estufa da atmosfera, 30 anos antes da meta. A líder na América Latina na produção de aços planos especiais, a Aperam South America anunciou que se tornou a primeira empresa do mundo no segmento de aços planos especiais a alcançar um balanço neutro, entre emissões e remoções de gases do efeito estufa da atmosfera. A conquista inédita acontece em um momento importante para a companhia, que investirá cerca de R$ 588 milhões (US$ 117,5 milhões) na modernização da planta industrial em Timóteo, no Vale do Aço mineiro, e nas operações da Aperam BioEnergia, unidade de negócio no Vale do Jequitinhonha.


A Declaração de Verificação de Gases de Efeito Estufa, baseada na Norma ISO 14064-1 e no Programa Brasileiro GHG Protocol – metodologias internacionalmente reconhecidas pela World Steel Association -, foi emitida pela Société Générale de Surveillance (SGS), líder em testagem, inspeção e certificação, após auditorias realizadas em 2021 e 2022 (referentes aos anos de 2020 e 2021, respectivamente).


As medições comprovaram que as operações integradas da Aperam South America e da Aperam BioEnergia, resultaram, no acumulado de 2020/2021, em um volume de gases removido da atmosfera maior do que o emitido nos processos de fabricação de aço e de carvão vegetal. Após ter neutralizado todo o volume de gases de efeito estufa emitidos, a empresa removeu um adicional de 33 mil toneladas métricas da atmosfera no período.



Comments


bottom of page