top of page
Buscar

Valor bruto de produção das atividades florestais em MG

De acordo com a Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e Silvicultura, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, Minas Gerais se consolidou na condição de estado brasileiro com maior Valor Bruto de Produção (VBP) no conjunto de atividades do setor florestal. Foram R$ 6 bilhões, um aumento nominal de 37,4% em relação a 2019. Isso corresponde a quase 26% do VBP nacional dessas atividades no período.


Entre os dez municípios com maior VBP, especificamente de atividades silviculturais, seis entre os dez maiores são mineiros: João Pinheiro (2º), Itamarandiba (4º), Buritizeiro (7º), Curvelo (8º), Turmalina (9º) e Três Marias (10º). Minas Gerais possui ainda a maior área de florestas cultivadas do Brasil, distribuída em mais de 800 municípios (que representa mais de 90% das cidades mineiras), superando 2 milhões de hectares, dos quais a cultura do eucalipto representa mais de 97% dessa área.


Além disso, um levantamento realizado em 2021 pela Canopy Remote Sensing estimou que em Minas Gerais, para cada hectare de floresta cultivada existam 0,6 ha de florestas nativas conservadas, seja em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RLs), Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) ou programas de restauração de áreas degradadas.



Comments


bottom of page